sexta-feira, 19 de novembro de 2010

QUADROS COM ESTILO

As primeiras perguntas que vem a nossa cabeça quando pensamos em decorar com quadros são: Qual quadro devo colocar? Quantos? E onde?

Para responder essas e outras questões selecionei algumas dicas básicas que podem ajudar você a tornar seu ambiente mais intimista e inspirador! Mas lembre-se sempre que apesar de existirem certas regras que nos auxiliam, o seu bom senso e sua percepção do espaço são a sua bussola!!

A primeira dica básica é sempre levar em consideração a proporção do tamanho do quadro com as dimensões do espaço que se têm.

Depois saber que os quadros devem estar posicionados na altura dos olhos do observador, levando-se em conta que um observador tenha em média 1,70m de altura, portanto o centro do quadro deve ficar na altura dos olhos em torno de 1,60m do piso.


Quando a idéia for compor alguns quadros em conjunto uma boa solução pode ser alinhar todos em um mesmo referencial, como por exemplo todos abaixo, por cima ou até mesmo em torno de um quadro principal.

Um bom truque antes de furar a parede é recortar papel kraft no mesmo tamanho das molduras e colar as folhas com fita adesiva para simular a composição. Outra forma de testar várias combinações é espalhar as obras no chão em frente a parede e ensaiar a organização.


A maneira clássica de pendurar um quadro atrás do sofá é centraliza-lo em relação à largura do sofá. Centralize-o também na altura, dividindo ao meio os espaço entre o topo do encosto do estofado e o teto. Sempre lembrando sobre as proporções, o quadro escolhido deve ter um tamanho proporcional ao sofá e a parede que será colocado.






Caso prefira um arranjo mais despojado e moderno combine alguns quadros de tamanhos variados, molduras, fotografias, gravuras ou pinturas. Se você tem quadros pequenos demais, essa é uma boa opção e uma boa saída para criar um conjunto bonito e que preencha a parede de modo proporcional.






Quando for fixar um quadro na parede que fique atrás de um sofá ou aparador fique atento para deixa-lo a uma altura de 25cm à 30cm do topo do móvel para não causar sensação de desconforto.




Além de usa-los fixados na parede, os quadros também podem ser ambientados de maneira mais despojada, apoiados no chão, em prateleiras ou em qualquer outro lugar que sua criatividade te leve e sua necessidade lhe sugira.



Vai ai minha última dica sobre molduras, as quais podem ser variadas ou iguais, isso vai depender do estilo que foi adotado e a sensação que deseja causar em quem as vê. Para telas sugiro madeira que podem ser encontradas de várias cores e diferentes tipos de acabamento. Gravuras e fotos é sempre bom manter uma proteção em vidro para melhor conservação. Lembre-se que se sua intenção for realçar a obra de arte e não a moldura, fique atento para que uma não desvalorize a outra, mas que trabalhem juntas, onde uma enalteça a outra.

Veja como vai ficar a distribuição dos quadros no simulador do site http://casa.abril.com.br/decorar/brinque/quadros.shtml





Espero que tenha gostado das dicas e que possa colocá-las em prática!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário